Manuscrito do software ALT

  1. ALT: um software para análise de legibilidade de textos em Língua Portuguesa (arXiv)
  2. ALT: A software for readability analysis of Portuguese-language texts (arXiv)
  3. ALT: um software para análise de legibilidade de textos em Língua Portuguesa (Revista Policromias)

Trabalhos acadêmicos que fizeram uso do software ALT

  1. L. R. Fonseca et al, Triagem auditiva neonatal: construção e validação de material educativo para gestantes e puérperas. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, 17(3), 01-16, 2024.
  2. G. S. M. Nunes et al, Quality of Brazilian Online Content Related to Concussion: a cross-sectional analysis. Brazilian Journal of Neurosurgery, 35(1): 32-37, 2024.
  3. A. N. de Araujo, Sintomas do câncer infantil à luz da linguagem: uma análise de legibilidade e acessibilidade terminológica no Guia Beaba. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, 2023.
  4. B. M. Nunes, Legibilidade dos fatos relevantes da Americanas S.A. no ano de 2023. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis e Atuariais, Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, 2023.
  5. M. G. Moutinho, Leiturabilidade em textos de livros didáticos para o 6° ano do Ensino Fundamental: Comparando duas ferramentas para análise textual. Anais do II CIESD e VII SENAL, Universidade Federal de Sergipe, 2023.
  6. I. A. L. da Silva e L. G. Dias, (Re)pensando a interpretação forense Português-Libras. TradTerm - Libras, Lexicografia e Cultura, Portal de Revistas da USP, 45, Número Especial, 2023.
  7. L. L. L. Pinheiro, Análise da legibilidade de textos em um livro didático de português para o 6° ano do ensino fundamental. IX ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, UFBA, 2023.
  8. G. A. de Sousa et al, Investigação criminal federal e relatório do auditor independente: uma análise da legibilidade dos relatórios de empresas investigadas. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 264: 87-99, 2023.
  9. D. P. Cunha et al, Legibilidade dos Relatórios de Sustentabilidade e Indicadores Econômico-Financeiros: Evidências de empresas listadas na B3. 9º EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, FEA_USP, 2023.
  10. J. L. S. Tavares, Towards an Automated Media Chart Framing news articles with natural language processing techniques. Dissertação de Mestrado em Informática e Engenharia da Computação, Universidade do Porto, 2023.
  11. A. R. Streb, Aderência ao Exercício Físico em Adultos com Obesidade: Construção de um Guia Prático Baseado em Evidências. Tese de Doutorado em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, 2023.
  12. G. C. L. Moreno, Influência da credibilidade dos relatórios de evidenciação ambiental e social no desempenho de empresas brasileiras do setor crítico. Tese de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração, Fundação Universidade de Blumenau, 2023.
  13. C. P. de Matos, Evidenciação da Informação Contábil das Notas Explicativas nas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Dissertação de Mestrado em Administração e Controladoria, Universidade Federal do Ceará, 2023.
  14. O. Cruz e P. Santos, Leitura Fácil: da teoria à pratica, diretrizes em língua portuguesa para o ensino a estudantes surdos (Curitiba, Editora CRV, 2023).
  15. A. S. H. Banhos e S. R. A. Decoster, Transparência e Legibilidade dos Demonstrativos Contábeis do Governo do Estado do Ceará em tempos de Pandemia da Covid-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil 22, e3412 (2023).
  16. A. Couto e M. V. da Motta, Análise da capacidade de compreensão pelo paciente do termo de consentimento cirúrgico informado. Perspectivas em Medicina Legal e Perícias Médicas 8, 1 (2023).
  17. O. M. S. S. da Cruz, Educação de Surdos em Perspectiva Bilíngue (Rio de Janeiro, INES, 2023).
  18. G. P. P. Nascimento, Uma investigação empírica sobre privacidade em aplicativos de saúde mental no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso em Sistemas de Informação, Universidade Federal de Pernambuco, 2023.
  19. E. B. Q. dos Santos, Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF): Análise da legibilidade das provas dos anos de 2019 a 2022. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, 2023.
  20. P. B. Costa et al, Manual para pacientes pos-transplante pulmonar: Análise de Legibilidade Textual. XXI Congresso Luso Brasileiro de Transplantes, Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, 2023.
  21. H. O. K. Delgado, Linguagem simplificada sobre o transtorno do humor bipolar para adultos leigos com escolaridade limitada. Trabalho publicado no Caderno de Resumos - VIII Encontro Internacional de Tradutores, Associação Brasileira de Pesquidadores em Tradução, 2022.
  22. K. F. Teixeira, Qualidade e leiturabilidade da informação sobre implante dentário em websites brasileiros e americanos. Dissertação de Mestrado em Ciências Odontológicas Aplicadas, Universidade de São Paulo, 2022.
  23. L. M. Fonseca, Legibilidade dos relatos integrados de empresas brasileiras participantes do projeto piloto. Trabalho apresentado no Simpósio de Integração Acadêmica, Universidade Federal de Viçosa, 2022.
  24. B. M. das Neves et al, Avaliação de qualidade, conteúdo e legibilidade de informações em português obtidas na internet sobre o tratamento com alinhadores. 13º Congresso Internacional da ABOR - Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, Fortaleza-CE, 2022.
  25. T. M. Araujo, Tecnologia educativa para pais em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Dissertação de Mestrado em Prática do Cuidado em Saúde, Universidade Federal do Paraná, 2022.
  26. J. K. Kaakinen et al, International Database of Emotional Short Texts. Plos One 17, 10, 2022.
  27. A. J. de O. Soares. Ensino de Português em Timor-Leste: Uma Análise dos Manuais de Português para o Ensino Secundário Geral. Tese de Doutoramento em Ciências da Linguagem, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, 2022.
  28. J. de Moura Silva, Desenvolvimento de um website como apoio ao treinamento de habilidades auditivas de criança: adesão dos pais. Tese de Doutorado em Fonoaudiologia, Universidade de São Paulo, 2022.
  29. A. F. F. Martins, Materiais educacionais acessíveis - tradução para linguagem fácil e validação de folheto informativo de apoio à reabilitação Respiratória. Dissertação de Mestrado em Enfermagem, Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, 2022.
  30. A. de O. Macedo. Avaliação da qualidade da informação sobre gengivite em websites de diferentes países. Dissertação de Mestrado em Odontologia, Universidade de São Paulo. 2022.
  31. U. M. B. de F. Melo, Feito sob medida: estrutura de uma notícia falsa e seu papel no convencimento do eleitor. Dissertação de Mestrado em Ciências Políticas, Universidade Federal de Pernambuco, 2022.
  32. N. A. J. Oliveira, Análise de legibilidade das notas explicativas das empresas do setor elétrico: Das demonstrações contábeis do execício de 2013 e 2021. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais, Universidade Católica de São Paulo, 2022.
  33. A. C. Ferri, O processo de formação de opinião sobre o metaverso: atitudes, influências e desafios para a difusão da tecnologia Trabalho de Conclusão de Curso em Bacharelado em Comunicação Social, Universidade de São Paulo, 2022.
  34. F. B. Borges, Produção de texto de divulgação científica sobre o controle biológico conservativo para criança. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022.
  35. G. T. de M. C. dos Santos, Legibilidade dos relatórios de Asseguração externa dos Relatórios de Sustentabilidade das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) (2018 a 2020). Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e Atuariais, Universidade de Brasília, 2021.
  36. R. M. Pereira, Influência da legibilidade na relação entre evidenciação socioambiental e desempenho socioambiental. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau, 2021.

Ferramentas úteis

  1. Convertio (conversor docx/pdf para txt)
  2. Online ORC (conversor imagem para doc/txt)
  3. I love PDF (conversor pdf para word)

Principais referências

  1. R. Flesch, A new readability yardstick J. Appl. Psychol 32(3), 221–233 (1948)
  2. Robert Gunning, The Technique of Clear Writing (McGraw-Hill, 1952)
  3. J. P. Kincaid et al, Derivation Of New Readability Formulas (Automated Readability Index, Fog Count And Flesch Reading Ease Formula) For Navy Enlisted Personnel (Research Report, 1975)
  4. M. Coleman, T. Liau, A computer readability formula designed for machine scoring, J. Appl. Psychol, 60(2), 283–284 (1975)
  5. E. A. Smith, R. J. Senter, Automated readability index

Outros calculadores de legibilidade

  1. Readability Test Tool
  2. Gunning Fog Index
  3. Indice Gulpease